ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

10 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (10/02/2011). Arquivo pessoal.
Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos, mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 10/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "A Águia que quase virou galinha".
4- Reescrita e ilustração (em grupos).
5- Matemática: sequências numéricas e tabuadas.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática (auto correção). Início de mapeamento da classe.
8- Educação Física (10h20), com Professor Especialista (combinados).
9- Sondagem (escrita e leitura). Desenho livre.

DETALHES:

2- Conversa sobre a aula é um direito do aluno, que deve ter clareza do que teremos no dia.

3- Antes da leitura compartilhada, mostrei aos alunos o livro que será lido: "Estórias de Bichos", de Rubem Alves. O livro tem 5 estórias, uma por dia. Conversamos sobre quem é Rubem Alves e seu estilo de escrita: fábulas (um aluno lembrou o que é fábula - "conversa entre animais"). Após a leitura, dei uma prévia do texto de amanhã. Saiba mais sobre o autor, visitando o site dele: http://www.rubemalves.com.br/

4- Os alunos montaram seus grupos costumeiros e, cada aluno, deu sua versão do texto lido (reescrita). Tempo destinado: das 08h10 até as 08h50 - quem não terminou (minoria) pode levar para concluir em casa. Antes: orientação quanto ao uso da margem - esse material será transformado em livrinhos.

5- Em Matemática, demos continuidade ao assunto de ontem, hoje com as tabuadas do 3, 6 e 9. Fizemos auto correção após o recreio - praticamente todos os alunos participaram na lousa, por grupos.


 
Matemática: antes do recreio e após o recreio (auto correção).

7- Após a auto correção, os grupos foram desmontados um a um, a fim de que pudéssemos determinar os lugares mais adequados na classe (mapeamento), facilitando futuras montagens e desmontagens.

8- Professor de Educação Física optou em fazer combinados na classe, antes da aula prática.

9- Sondagem por meio de escrita e leitura de lista de palavras e frase. Tema: material escolar. Conforme terminavam, podiam ficar livres (com responsabilidade): muitos optaram por desenho livre ou conversa com os amigos. Todos entenderam que deveria ser um momento tranquilo, a fim de não atrapalhar as classes vizinhas (a acústica do prédio é péssima).

LIÇÃO DE CASA: situação problema introduzindo a divisão. A lição de casa é em pouca quantidade a fim de não causar prejuízos aos alunos que possuem atividades educativas no contra turno.

Todos colaboraram em todos os momentos da aula, sem quaisquer problemas. Expliquei da necessidade de usar o banheiro e tomar água durante o recreio, pois após este o pátio é preparado para o recreio das turmas que vem depois.







Nenhum comentário:

Postar um comentário