ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

17 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 17/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lendas da Vitória Régia e da Mandioca.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Matemática: livro, páginas 78 e 79.
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade (Geografia): introdução ao livro didático.
8- Recreação semanal no pátio (11h05).
Segunda feira: livro de Língua Portuguesa.


Rotina Prevista (17/09/2010)
Rotina Prevista (17/09/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos.

3- Nosso Folclore: Lendas da Vitória Régia e da Mandioca. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

4- Os alunos escolheram uma dessas lendas (ou as duas) para recontarem com suas palavras (podiam, inclusive, modificar e criar nomes aos personagens) - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Antes, recordamos oralmente principais elementos de cada uma das lendas, registrando-os na lousa para eventuais consultas. Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos.

5- Correção coletiva da lição de casa (página 78) e plantão de dúvidas, seguido de correção coletiva da página 79. Assunto de ambas as páginas: divisão. A conta de dividir, da lição de casa de anteontem, bem como algumas das divisões da pág. 79, retomaremos na próxima aula, por ocasião do aprofundamento em um dos passos da divisão por dois algarismos - estamos seguindo o sistema de "passos", como em uma escada; assim a caminhada fica mais suave.

7- Introdução ao livro didático de Geografia recem recebido: introdução, sumário, estrutura e três primeiras páginas do primeiro capítulo (sobre o nosso planeta e sua forma). Antes, a partir da pergunta de um aluno, refletimos sobre o significado, semelhanças e diferenças dos termos: "geometria" e "geografia". Usaremos esse livro didático nos dias em que ficamos mais tempo em classe, ou seja, de terça e sexta feira.

8- Recreação semanal, com brincadeiras livres no pátio. Ali pode-se correr, pular e gritar livremente, ao contrário de um ambiente fechado, como a sala de aula e a brinquedoteca.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, apesar de muita agitação por parte de vários alunos - provavelmente estavam indispostos por causa do calor e secura do ar. Tivemos de encerrar os grupos pouco antes do recreio.

Na recreação semanal todos brincaram sem problemas graves. Apenas alguns alunos, em momentos diversos, se estranharam, inclusive meninas, mas tudo se resolveu com calma, pois todos perceberam que o ambiente era para brincar alegremente e não para provocação e agressão.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==


Nenhum comentário:

Postar um comentário