CEU EMEF JAGUARÉ, 14/09/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Nosso Folclore" - Lenda do Negrinho do Pastoreio.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Matemática - 1ª Parte: Divisão por dois algarismos (passo a passo).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática - 2ª Parte: livro, páginas 73 até 76.
8- Saúde Bucal: "Como ter um belo sorriso?"
9- Atividades livres.
Amanhã: livro de Matemática.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Nosso Folclore" - Lenda do Negrinho do Pastoreio.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Matemática - 1ª Parte: Divisão por dois algarismos (passo a passo).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática - 2ª Parte: livro, páginas 73 até 76.
8- Saúde Bucal: "Como ter um belo sorriso?"
9- Atividades livres.
Amanhã: livro de Matemática.
Rotina Prevista - 14/09/2010 (Arq. Pessoal).
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos.
3- Nosso Folclore: Lenda do Negrinho do Pastoreio. Ao contrário do que foi posto na lousa, acompanhamos a lenda inteira (e não somente a primeira parte). Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.
4- Os alunos contaram sua versão à esta lenda - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos.
5- Estamos estudando a divisão por dois algarismos passo à passo. Exemplos, atividades e auto correção, tudo finalizado logo após o recreio.
7- Retomamos as páginas 73, corrigimos coletivamente as páginas 74 e 75 (lição de casa de ontem); lição de casa: página 76. Assunto de todas essas páginas: leitura e escrita de numerais, aproximação, leitura de tabelas. Tema de pano de fundo: estádios de futebol de São Paulo.
8- Os alunos escreveram uma frase e ilustraram, para responder à pergunta: "Como ter um belo sorriso?".
9- Atividades livres no pátio, no lugar da recreação semanal de sexta feira passada, a qual tinha sido prejudicada (verifique na publicação daquele dia para saber o porquê).
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada.
Uma minoria tentou monopolizar as atenções de forma negativa, sem êxito.
Uma aluna expressou seu descontentamento com a indisciplina cotidiana, querendo mudar de escola. Expliquei que a situação está geral e que, pelo menos aqui, a grande maioria ainda está interessada na aula: de 30 alunos, 25 participam adequadamente. Basta essa maioria tentar neutralizar a minoria, coisa que já vem ocorrendo, mesmo que não percebam. Sim, a educação é para todos; mas todos devem ter consciência desse direito e fazer valer de forma adequada.
Na recreação externa, todos brincaram com muita alegria e tranquilidade, sem necessidade de acompanhamento por outros educadores - somente eu e os alunos nos entendemos bem, desde que combinemos previamente o que faremos e como faremos. Pequenos problemas sempre ocorrem, mas são prontamente solucionados. Todos sabem: estamos para brincar alegremente, não para brigar.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário