CEU EMEF JAGUARÉ, 09/09/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Superstições ou Simpatias e Frases de Para Choque de Caminhão.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (30 minutos).
5- Normas disciplinares.
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (09h35).
8- Português: texto jornalístico, pág. 57 até 60.
9- Matemática: divisão por dois algarismos.
Amanhã: trazer livro de Língua Portuguesa.
2ª feira: trazer livro de Matemática.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Superstições ou Simpatias e Frases de Para Choque de Caminhão.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (30 minutos).
5- Normas disciplinares.
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (09h35).
8- Português: texto jornalístico, pág. 57 até 60.
9- Matemática: divisão por dois algarismos.
Amanhã: trazer livro de Língua Portuguesa.
2ª feira: trazer livro de Matemática.
Rotina prevista, 09/09/2010 - Arq. Pessoal.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Para o quinto ano, necessidade de melhorar velocidade - o que fazemos em uma hora, será feito em 45 minutos; dinâmica do quinto ano (aulas, troca de professores, tempo) - nem todos conseguem se adaptar.
3- Nosso Folclore: Superstições ou Simpatias e Frases de Para Choque de Caminhão. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.
4- Os alunos puderam escolher dentre as superstições e frases de para choque de caminhão lidos (alguns postos na lousa), ou outras que conheciam - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 30 minutos.
5- Discussão coletiva das normas disciplinares: o que não podemos mudar (leis) e o que podemos: direitos, deveres e sanções. Levantamento em grupos, com painel coletivo, após a Ed. Física - ver a síntese mais abaixo, em anexo.
7- Com o Professor Especialista.
8- Texto jornalístico: análise de tempos verbais no texto jornalístico, bem como a estrutura do texto: título da notícia e a linha fina (breve descrição, em duas linhas, sobre o assunto do texto).
9- Matemática: introdução à divisão por dois algarismos. Lição de casa do mesmo assunto.
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, sem maiores problemas daqueles "normais" de uma fase de mudança de vida (alunos entre 10 e 14 anos).
Combinamos que a chamada será feita à lápis no começo da aula (para não prejudicar quem chegar atrasado, mas dentro do período de tolerância) e passada à caneta no último minuto de aula do dia (conforme respondem, vão saindo - um dia a chamada é em ordem crescente; no outro, decrescente - para ninguém ser favorecido ou prejudicado).
Amanhã verificaremos, para nota, as últimas lições de casa - já corrigidas coletivamente.
2- O que e como teremos. Para o quinto ano, necessidade de melhorar velocidade - o que fazemos em uma hora, será feito em 45 minutos; dinâmica do quinto ano (aulas, troca de professores, tempo) - nem todos conseguem se adaptar.
3- Nosso Folclore: Superstições ou Simpatias e Frases de Para Choque de Caminhão. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.
Nosso Folclore: Superstições ou Simpatias; Frases de Para Choque de Caminhão (09/09/2010). Arq. Pessoal.
4- Os alunos puderam escolher dentre as superstições e frases de para choque de caminhão lidos (alguns postos na lousa), ou outras que conheciam - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 30 minutos.
5- Discussão coletiva das normas disciplinares: o que não podemos mudar (leis) e o que podemos: direitos, deveres e sanções. Levantamento em grupos, com painel coletivo, após a Ed. Física - ver a síntese mais abaixo, em anexo.
7- Com o Professor Especialista.
8- Texto jornalístico: análise de tempos verbais no texto jornalístico, bem como a estrutura do texto: título da notícia e a linha fina (breve descrição, em duas linhas, sobre o assunto do texto).
9- Matemática: introdução à divisão por dois algarismos. Lição de casa do mesmo assunto.
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, sem maiores problemas daqueles "normais" de uma fase de mudança de vida (alunos entre 10 e 14 anos).
Combinamos que a chamada será feita à lápis no começo da aula (para não prejudicar quem chegar atrasado, mas dentro do período de tolerância) e passada à caneta no último minuto de aula do dia (conforme respondem, vão saindo - um dia a chamada é em ordem crescente; no outro, decrescente - para ninguém ser favorecido ou prejudicado).
Amanhã verificaremos, para nota, as últimas lições de casa - já corrigidas coletivamente.
ANEXO ÚNICO: SÍNTESE DO QUADRO DE NORMAS DISCIPLINARES
1) LEI (aquilo já determinado, que não podemos mudar):
- Horários (entrada e saída).
- Violência, provocações.
- Obrigações.
- Dias de aula.
2) DIREITOS:
- Alimentação (melhorar merenda e qualidade do atendimento, frutas na hora da saída, lanches no lugar da merenda e permissão de doces [balas, pirulitos etc] durante as aulas).
- Festas especificas para a EMEF (sem ser em conjunto com as outras unidades do CEU).
- Cinema/Teatro (filmes melhores, pipoca durante as exibições).
- Passeios (mais e de melhor qualidade).
- Brinquedoteca (mais vezes na semana, brinquedos novos).
- Informática (mais vezes na semana, momentos de uso livre, jogos).
- Aulas (mais momentos de aula livre, poder brincar quando termina as lições).
- Uso do banheiro durante as aulas.
- Maior participação dos professores nas aulas.
3) DEVERES:
- Fazer lições.
- Respeitar professores e colegas, ser legal.
- Estudar.
- Escutar os professores.
- Fila.
- Não bagunçar no recreio.
- Não brigar, não ofender, não falar palavrões.
- Ter o material escolar completo.
- Esperar sua vez para falar, escutar os outros.
4) SANÇÕES (o que se deve fazer com quem não observa as normas):
- Castigo.
- Bilhete.
- Ficar sem recreio, sem brincar.
- Ir para a diretoria.
- Chamar os pais.
- Conselho Tutelar.
- Suspensão.
- Horários (entrada e saída).
- Violência, provocações.
- Obrigações.
- Dias de aula.
2) DIREITOS:
- Alimentação (melhorar merenda e qualidade do atendimento, frutas na hora da saída, lanches no lugar da merenda e permissão de doces [balas, pirulitos etc] durante as aulas).
- Festas especificas para a EMEF (sem ser em conjunto com as outras unidades do CEU).
- Cinema/Teatro (filmes melhores, pipoca durante as exibições).
- Passeios (mais e de melhor qualidade).
- Brinquedoteca (mais vezes na semana, brinquedos novos).
- Informática (mais vezes na semana, momentos de uso livre, jogos).
- Aulas (mais momentos de aula livre, poder brincar quando termina as lições).
- Uso do banheiro durante as aulas.
- Maior participação dos professores nas aulas.
3) DEVERES:
- Fazer lições.
- Respeitar professores e colegas, ser legal.
- Estudar.
- Escutar os professores.
- Fila.
- Não bagunçar no recreio.
- Não brigar, não ofender, não falar palavrões.
- Ter o material escolar completo.
- Esperar sua vez para falar, escutar os outros.
4) SANÇÕES (o que se deve fazer com quem não observa as normas):
- Castigo.
- Bilhete.
- Ficar sem recreio, sem brincar.
- Ir para a diretoria.
- Chamar os pais.
- Conselho Tutelar.
- Suspensão.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário