ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

22 de julho de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 22/07/2010 - 4ºB

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "As três peneiras".
4- Natureza e Sociedade: Comunicação - como podemos melhorá-la para vivermos melhor.
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (prevista para 09h35).
7- Matemática: problemas envolvendo divisão.
8- Momento livre.

DETALHES RELEVANTES:
2- Conversa sobre a aula: a comunicação se dá primeiramente entre pessoas, antes dos meios de comunicação. Comunicamos pelas palavras e também pelo corpo (alunos deram exemplos de deficientes físicos, que também se comunicam). Devemos estar atentos aos noticiários, pois uma mesma notícia pode ser abordada de formas diferentes (pessoas que controlam os meios de comunicação são responsáveis por isso). Noticiários não devem comentar notícias, mas informar. Esta semana estamos estudando sobre a comunicação, para tentarmos melhorar os relacionamentos entre as pessoas (estudaremos os elementos amanhã). Questionar porque os noticiários estão informando somente sobre os dois assassinatos, não informando sobre as outras coisas, em especial, o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei que dá amplos direitos e voz às crianças e adolescentes, na imprensa é lembrada somente de forma pejorativa).

3- "As três peneiras" (retomada deste texto por ocasião de trabalharmos sobre a comunicação). Uma das versões desse texto, disponível em (abre em nova tela): http://textosmeditativos.blogspot.com/2009/11/as-tres-peneiras.html.

4- "Como podemos melhorar nossa comunicação para vivermos melhor"
1ª ETAPA: Levantamento de sugestões em  grupos.
2ª ETAPA: Painel com as sugestões levantadas pelos grupos (confira em anexo, mais abaixo).
3ª ETAPA: Comentário geral com a classe, sobre como por em prática essas sugestões.

6- Ed. Física: com Professor Especialista, na quadra coberta.

7- Correção coletiva da lição de casa. Problemas envolvendo divisão (em grupos, ajuda individual por parte do Professor, correção coletiva). Lição de casa: divisão (com centenas de milhar, adiantando assunto de aula de amanhã).

8- Conforme terminavam, alunos puderam ficar os dez últimos minutos da aula com atividades livres.

ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, com muito interesse e responsabilidade. Os alunos, em geral, estão extremamente tranquilos e interessados (apenas três ainda estão destoando).

Alunos brincam de forma organizada e tranquila na hora da entrada e do recreio, formando filas adequadamente nos momentos certos.

ANEXO ÚNICO: PAINEL COM AS SUGESTÕES PARA MELHORARMOS A COMUNICAÇÃO (SÍNTESE).
- Não fazer barulho, não gritar na sala, nem conversar em hora errada, falar um de cada vez.
- Não bater, não levantar a mão aos outros. Conversar para resolver as coisas.
- Não ofender.
- Criar regras de comunicação.
- Não provocar as pessoas deficientes.
- Respeitar as regras da escola.
- Não atrapalhar os outros.
- Ter certeza do que vai falar, falar a verdade, não falar sem saber.
- Prestar atenção quando os outros falam.
- Não atrapalhar a lição dos outros.
- Não pedir para ir ao banheiro e ir em outras salas.
- Não tirar a paciência dos outros (professores e alunos).
- Não obrigar o outro a fazer o que não quer.
- Não perturbar a secretária.

Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

Nenhum comentário:

Postar um comentário