ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Formatura PROERD

CEU EMEF JAGUARÉ - PROFESSOR HENRIQUE GAMBA.

Os alunos dos quartos anos participaram da formatura do PROERD (Programa da Polícia Militar de preservação da vida e combate ao uso de drogas - lícitas e ilícitas). 

Estiveram presentes, além dos alunos e seus familiares: a equipe gestora do CEU (Professores Raquel e João Alberto) a equipe gestora da EMEF (Professores João Domingos e Pedro), os professores dos quartos anos (Dalva, Daniele e João Cesar - este que lhes escreve), policiais militares do quarto batalhão (dentre os quais, Cabo Correia, que brilhantemente conduziu as aulas do Programa), funcionários da EMEF (dentre os quais nossa Secretária, Dona Jô, que registrou todo o evento para a posteridade por meio de fotos).

Iniciada a cerimônia com o Hino Nacional, procedeu-se a entrega dos diplomas. O Diretor da EMEF, em sua fala, lembrou a importância de apontar caminhos para as pessoas. A Gestora do CEU marcou bem a questão de que o espaço da comunidade, por meio do CEU,  deve ser aproveitado por todos, citando seu exemplo pessoal de que, quando aluna, não dispunha de um teatro como o nosso. Ela também acentuou que a educação é uma parceria entre escola e famílias, dai a necessidade dos pais estarem atentos às convocações, pois estas são canais de procura de soluções.  A representante do quarto batalhão da PM citou a necessidade de não se parar na formatura, mas dar destaque ao diploma recebido e vivenciar o que se aprendeu ao longo da vida.

Cabo Correia  organizou a leitura de redações feitas pelos alunos, mostrando em que o PROERD contribuiu em suas vidas, inclusive com mudanças de postura de pais de alguns alunos com relação ao uso de drogas. Esses alunos também prestaram homenagens aos educadores presentes à mesa, com entrega de lembranças. Cabo Correia também foi presenteado com uma lembrança.


Em sua fala final, Cabo Correia apresentou um desenho animado como incentivo a persistir em seus objetivos mesmo diante das dificuldades. Agradeceu a todos o empenho e o fato de estar participando da inauguração do PROERD neste CEU (a Escola é nova, somos pioneiros nos eventos), depediu-se e pos-se a disposição da comunidade no que for necessário. Por fim, os alunos cantaram o Hino do PROERD (confira a letra mais abaixo).

Quem participou do evento sabe da grandeza que foi. Para quem não teve oportunidade, escrevo estas linhas para deixa-los ao par. Mesmo porque existe a proposta de se utilizar o nosso teatro para outras formaturas de nossos alunos (quartos e oitavos anos), conforme proposta-convite de nossa Gestora em sua fala.


Peço desculpas pelos nomes citados (o que é bom deve ser divulgado) e pelos nomes não citados (sempre corremos risco em esquecer alguém, mas todos são responsáveis igualmente, pelo evento).

A flor recebida como lembrança estou mantendo na escola, sob os cuidados de Dona Jô, pois quero ter essa planta presente em sala de aula quando voltarmos do recesso de inverno, junto com os alunos, para que tenhamos sempre conosco esse exemplo vivo de nossa participação e luta por algo melhor em nossas vidas - proposta trazida pelo PROERD (mas a palavra final é de cada um de nós, como ilustra bem os seguintes trechos do Hino: "..mas é sua decisão"; "ensinando a dizer NÃO").


Abraços fraternais.
Professor João César
29 de junho de 2010.




ANEXO: HINO DO PROERD

Existe um Programa
Que vai lhe ajudar,
Existe um amigo
Que vai lhe ensinar,
Que o problema “DROGAS”
Merece atenção!
E para manter-se a salvo,
É preciso dizer NÃO!
***
Cultivando o amor próprio,
Controlando a tensão,
Pensando nas consequências,
Resistindo à pressão,
É Como amar a própria vida,
E às DROGAS dizer NÃO,
Quem lhe ensina é o amigo,
Mas é sua a decisão!
**
P.R.O.E.R.D é o Programa!
P.R.O.E.R.D é a Solução!
Lutando contras as drogas!
Ensinando a dizer NÃO!


Nesse site acima há, além da letra, a melodia cantada do Hino.



========

Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

Um comentário:

  1. Relendo este post, lembrei de alguns detalhes:

    1) Antes da formatura, um pai trouxe sua filha (aluna minha) e desculpou-se por não poder ficar na formatura porque precisava voltar ao trabalho, para descarregar o caminhão. Mas consolou a menina dizendo que sua mãe, do céu, estava vendo tudo e estava contente. Abraçou e beijou a filha e esta abriu um imenso sorriso. Isto me leva a pensar que a presença dos pais vai muito além da presença física. Um belíssimo exemplo para todos.

    2) Na cerimônia da formatura a gestora (Professora Raquel) contou de sua experiência enquanto aluna de escola pública (menina e negra) que nem sonhava com a possibilidade de por os pés em um teatro. Ela também falou da necessidade dos pais atenderem os chamados dos professores e diretores para conversarem sobre os problemas dos filhos, pois todos estão empenhados em ajudar, em mostrar o que de fato acontece com cada um e procurar soluções. Nessa mesma fala ela citou o fato de que os alunos serão crianças para sempre a seus pais, mas já estão crescidinhos e vir nos chamados do CEU é uma forma de curtir os filhos, pois essa experiência de acompanhar o crescimento deles passa e não volta mais.

    Essa fala da Professora Raquel lembrou-me a fala de um padre salesiano (Padre Dilermando) que, em uma homilia contou de sua experiência de diretor de um colégio. Certa vez, ele chegou aos pais em uma formatura de quarto ano e disse que eles estavam perdendo seus filhos, suas crianças. Diante do pânico dos pais, ele explicou que as crianças já não mais existiam enquanto crianças, mas estavam entrando em uma nova fase da vida, juma fase linda, na qual deixam de ser crianças e passam a ser colaboradores.

    Enfim, quantos exemplos de vida, por meio de falas e atitudes, nós recebemos.

    Abraços a todos e meu muito obrigado. Somente Deus para recompensar-lhes esses momentos de aprendizagem.

    ResponderExcluir