CEU EMEF JAGUARÉ PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 02/06/2010 - 4ºB.
Antes da aula: como de costume, alunos custam a formar filas no momento adequado (alguns formam, a maioria ignora a presença dos educadores).
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - o campo de papoulas mortal (é dessa forma mesmo que está grafado no livro, "mortal" combinando com "campo", no singular).
- Matemática: correção coletiva da lição de casa de ontem e das páginas 36 até 39 do material institucional. Assunto: multiplicação por um e por dois algarismos.
- Informática (08h30), na quadra, com a professora de Educação Física.
- Recreio (09h15).
- Término da correção de matemática; multiplicação por um e por dois algarismos; lição de casa (idem) - corrigiremos essas lições na segunda feira.
- Ensaio da dança junina: pau de fita (do folclore gaúcho).
- Artes (10h20), com o professor especialista.
- Atividades diversificadas e de laser, dentro da classe. Votos de ótimo fim de semana (aos alunos e familiares).
TRAZER SEGUNDA FEIRA: LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
=======
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada. Por vezes, havia algum foco isolado de distúrbio, mas tudo resolvido no diálogo.
Após o recreio, a classe foi orientada por mim sobre as vantagens de manter-se em fila, bem como os riscos de manter-se fora dela.
Antes da aula: como de costume, alunos custam a formar filas no momento adequado (alguns formam, a maioria ignora a presença dos educadores).
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - o campo de papoulas mortal (é dessa forma mesmo que está grafado no livro, "mortal" combinando com "campo", no singular).
- Matemática: correção coletiva da lição de casa de ontem e das páginas 36 até 39 do material institucional. Assunto: multiplicação por um e por dois algarismos.
- Informática (08h30), na quadra, com a professora de Educação Física.
- Recreio (09h15).
- Término da correção de matemática; multiplicação por um e por dois algarismos; lição de casa (idem) - corrigiremos essas lições na segunda feira.
- Ensaio da dança junina: pau de fita (do folclore gaúcho).
- Artes (10h20), com o professor especialista.
- Atividades diversificadas e de laser, dentro da classe. Votos de ótimo fim de semana (aos alunos e familiares).
TRAZER SEGUNDA FEIRA: LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
=======
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada. Por vezes, havia algum foco isolado de distúrbio, mas tudo resolvido no diálogo.
Após o recreio, a classe foi orientada por mim sobre as vantagens de manter-se em fila, bem como os riscos de manter-se fora dela.
O ensaio da dança junina foi brilhantemente conduzido pela educadora aposentada de Educação Física da Emef. Marechal Espiridião Rosas que, voluntariamente e à pedido dos educadores deste CEU, vem conduzindo diversos ensaios às quartas e quintas feiras. Hoje esteve junto, também voluntariamente e a convite, outra educadora daquela mesma Emef, na disciplina de História, aposentada após quarenta anos dedicados à causa da educação popular. Exemplos assim silenciosos e sem ligação à Ongs e entidades são a garantia de que a Educação vai além de muitos discursos bonitos.
Nos últimos dez minutos de aula uma mãe subtraiu sua filha da sala de aula e queria falar com um aluno. em cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê garantias à integridade física, intelectual e moral dos alunos sob meu poder naquele momento, requisitei a aluna de volta e orientei a pessoa em questão que procurasse a direção da Escola antes de qualquer ação. Após a aula, a assistente de direção foi informada por mim desse evento.
========
Conectado com o Professor João César
Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
Projeto Paz Educa:
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário