Comunicação pela rede, mas comunicação entre pessoas também!
CEU EMEF J*, 17/05/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas; a maior parte formou filas adequadamente (os que não formaram fila foram buscados PESSOALMENTE por mim, quer no patio e corredores, quer nos portões - da Emef e da portaria geral do CEU - tudo isso para cumprir as orientações que dei semana passada sobre atrasos que se tornaram rotineiros; atrasos por situações imprevistas serão os únicos tolerados).
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; elogio a toda a classe, que soube ser pontual e responsável (estudar de manhã requer RENÚNCIAS também da parte do professor, que também deve dormir cedo para não perder a hora - se eu não quisesse essas renúncias, continuaria trabalhando na escola que eu estava por doze anos, que funciona à tarde e dá para dormir mais - mesmo vale para os alunos e suas famílias).
- Leitura compartilhada: "Cada um colhe o que planta" - Deus vizitou agricultores que plantavam feijão, milho e espinhos, respondendo a eles que colheriam o que estavam plantando, de bom ou de ruim.
- Conversa sobre a leitura e escrita (em grupos) do que cada aluno anda plantando e colhendo em suas vidas (faremos um painel com esses trabalhos - caso o aluno autorize - e os mesmos farão parte do segundo livrinho, cujo processo iniciou-se hoje).
- Matemática: material institucional (pág. 11 e 12) - em grupos (situação problema no campo aditivo - composição e decomposição) - retomaremos as propostas de resolução amanhã. Lição de casa: pág. 13 do mesmo material.
- Recreio (09h15).
- Informes e combinados sobre as danças da festa junina.
- Entrega de autorização para exame de vistas.
- Educação Física (10h20), com o professor especialista, na quadra aberta.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
==========
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, se bem que os alunos mostravam se muito agitados.
Na conversa inicial expliquei o porquê da mudança de alguns professores, pois há os efetivos e os contratados (estes trabalham enquanto não se providenciam os primeiros).
- Educação Física (10h20), com o professor especialista, na quadra aberta.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
==========
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, se bem que os alunos mostravam se muito agitados.
Na conversa inicial expliquei o porquê da mudança de alguns professores, pois há os efetivos e os contratados (estes trabalham enquanto não se providenciam os primeiros).
========
Conectado com o Professor João César
Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
Projeto Paz Educa:
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário