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sexta-feira, 26 de março de 2010

26 de março de 2010

CEU EMEF J*, 26/03/2010 - 4ºB.


Antes da aula: alunos brincavam sem problemas aparentes. Praticamente todos formaram filas nos locais indicados, no horário adequado.


Rotina:
Rotina Prevista - 26/03/2010.
Rotina Prevista em 26/03/2010. Veja sobre uso das imagens deste site/blog no final deste "post".

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; combinados sobre a brinquedoteca; comentário coletivo sobre problemas estruturais do equipamento, pois muitos alunos mostraram-se apreensivos quanto às rachaduras em várias partes da escola, bem como o fato da maior parte da calçada externa do CEU estar afundando.

- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 09 (despedida da flor).

- Português: Texto Jornalístico:
1) Leitura silenciosa, em grupos, do texto "Cruzamento da Morte" (disponível em: http://pazeduca.pro.br/jaguare/?p=85 ou http://www.comunidade.pro.br/2010/03/cruzamento-da-morte.html - abrem em nova tela).
2) Leitura coletiva pausada.
3) Conversa sobre o texto lido (problema ocorrido no ano passado, sem solução e divulgação até hoje, porque os meios de comunicação são seletivos), comparação do assunto (atropelamento com vítima fatal) com o mega julgamento do assassinato de uma menina jogada do apartamento (porque não divulgam um e divulgam amplamente outro) e situação geral dos meios de comunicação (seletivos).
4) Estrutura de um texto jornalístico:
a) Título: nome da notícia, da reportagem;
b) Assunto: o que é tratado no texto, sobre o que;
c) Lugar: onde aconteceu;
d) Personagens: pessoas envolvidas;
e) Conclusão: como termina o texto;
f) Fontes: de onde foi retirado o texto.
5) Analise do texto jornalístico lido, com base nos elementos estruturais acima (em grupos).
Texto Jornalistico - 26/03/2010.
Trabalho com texto jornalístico. 26/03/2010. Veja sobre uso das imagens deste site/blog no final deste "post".

- Recreio (09h15).

- Natureza e Sociedade (História): Nosso Bairro:
1) Recordação das principais partes das aulas anteriores (história do bairro, localização no mapa dos pontos principais e função das antigas ferrovias abandonadas).
2) Nosso bairro: pontos positivos e pontos a melhorar. Painel coletivo, com a participação dos alunos, a partir do que cada um anotou em lição de casa sobre o assunto, passada há alguns dias.
Painel: pontos positivos e a melhorar em nosso bairro - 26/03/2010.
Jaguaré: pontos positivos e pontos a melhorar - 26/03/2010. Veja sobre uso das imagens deste site/blog no final deste "post".

- Brinquedoteca (11h05).

- Finalização da aula: agradecimentos e votos de ótimo fim de semana (aos alunos e respectivos familiares).

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ASPECTOS DA AULA:

Aula extremamente tranquila e bem participada. Apenas três alunos ausentes (duas licenças médicas).

Final de recreio muito tranquilo: praticamente todos os alunos em suas respectivas filas, nenhum comendo após o recreio, tão pouco na fila da merenda.

Na brinquedoteca todos participaram animadamente e sem quaisquer problemas.

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