Antes da aula: alunos brincavam livremente e sem problemas.
Rotina:
Rotina Prevista - 22/03/2010. Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros.Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; para evitar abusos, banheiro e água no inicio da aula e após o recreio somente em casos de emergências ou se o aluno trouxer justificativa por escrito; explicação do livro de ocorrências internas, similar e mais completo do que nossa lista de pontuação negativa, a qual continuará em uso - para o aluno colaborador isso não afeta nada, mas para quem não renunciou aos maus costumes antigos, afeta.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 03 e 04. Recordamos, brevemente, os anteriores. Nos capítulos de hoje conhecemos o asteroide B612, o planetinha do Pequeno Príncipe, bem como a necessidade que "as pessoas grandes" têm de conhecer tudo a partir de números - uma casa tem valor se falarmos seu preço, não se é bonita; um amigo só tem valor se falarmos seu "peso", sua altura e quanto ganham seus pais...
- Matemática: Expressões Numéricas - retomando da última aula, sem sinais associativos. Auto correção.
- Natureza e Sociedade (História): Retomada do texto "Jaguaré: Dados Históricos" - comentário explicativo, recordando o que já vimos (origem do nome, fazenda que foi urbanizada etc).
- Recreio (09h15).
- Natureza e Sociedade (História) - "Jaguaré: Dados Históricos" - Explicação-resumo, das principais partes da história de nosso bairro, segundo este roteiro:
a) Fazenda que foi urbanizada;
b) Organização do bairro em partes: residencial, comercial e industrial (hoje não mais assim, pois o bairro cresceu desordenadamente);
c) Construção da antiga ponte;
d) Crescimento do bairro: Vila Nova Jaguaré e verticalização (surgimento de prédios - estes "crescem" "para cima", na vertical; as casas "crescem" "para os lados", na horizontal).
Lição de Casa (que servirá de base para as aulas de história e de geografia): conversar com a família e escrever três (ou mais) coisas boas de nosso bairro, bem como três (ou mais) coisas ruins de nosso bairro.
Jaguaré: Dados Históricos - Roteiro de estudo 22/03/2010.Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros.Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
- Educação Física (10h20), com a professora especialista, na quadra aberta.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
==================
ASPECTOS DA AULA:
Faltaram cerca de cinco alunos.
Alunos presentes trabalharam sem quaisquer problemas, com muita animação, respeito e colaboração.
Trabalhamos em grupos da segunda aula em diante - orientei que, caso encontrem as carteiras agrupadas quando chegarmos, basta separá-las, pois trabalhamos em grupo somente após a leitura compartilhada.
Amanhã retomaremos os fatos do Jaguaré, em Natureza e Sociedade (História e Geografia).
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010 =====|||||=====
Nenhum comentário:
Postar um comentário