CEU EMEF J*, 12/03/2010 - 4ªB.
Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas aparentes.
Rotina:
Rotina prevista para a aula de hoje, 12/03/2010.
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula:
1) O que e como teremos.
2) Cuidado com o uso de fotos nossas: é ótimo ter fotos como recordação de amigos e momentos, mas não devemos publicar na internet, por questão de segurança (todos poderão ter acesso, até quem não queremos ou quem pode se passar por conhecidos somente para obter detalhes nossos - a internet é como a rua de nossa casa, passa todo mundo, e nem por isso abrimos a porta a todos - cuidado especial com o Orkut e MSN). As fotos aqui da escola servem apenas para o registro de nossa história, sem publicações. Atenção especial a estranhos ou imprensa fotografando na porta da escola, deixar bem claro se quer ou não ser fotografado - é um direito recusar-se, de acordo com o art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente e do ar. 5 da Constituição Federal.
3) Organização da aula em Português, Matemática e Natureza e Sociedade (Ciências, História e Geografia) - mesmo que não haja registro, há possibilidades de trabalhar-se várias matérias no mesmo assunto como, por exemplo: ontem (leitura compartilhada sobre a Natureza, serve para Português e Ciências) e hoje (leitura compartilhada sobre Nutrição, serve para Português e Ciências).
- Leitura compartilhada: "Verdura? Não! Aprendendo sobre NUTRIÇÃO" (Coleção Valores).
- Reescrita e ilustração sobre o assunto da leitura: registro de como é a alimentação dos alunos e de como seria uma alimentação ideal para eles.
- Natureza e Sociedade (Ciências): Nutrição (alimentação): definição, tipos de alimentos (construtores, energéticos e reguladores) e o que seria uma alimentação equilibrada - voltaremos aos detalhes nas próximas aulas.
Aula de Natureza e Sociedade (Ciências): registro de breves apontamentos sobre nutrição e tipos de alimentos.
- Recreio (09h15).
- Música "Na loja do Mestre André" (canto e coreografia).
- Matemática: numerais ordinais - reta numérica, leitura e ordens crescente e decrescente. Atividade com correção individual.
- Briquedoteca (11h05).
- Entrega de uniformes.
=========
ASPECTOS DA AULA:
Na maior parte do tempo, alunos bem interessados e participantes, sem quaisquer problemas. Na binquedoteca alguns alunos tumultuaram a brincadeira dos outros, por vezes causando acidentes e atrapalhando quem estava dentro e fora da brinquedoteca (mas a classe é tão ótima, que não se deixou influenciar - segunda feira teremos uma conversa muito séria com esses elementos desestabilizadores).
Apenas um aluno ausente.
Praticamente todas as atividades foram em grupos.
Como muitos alunos esqueceram de pedir para que as famílias assinassem a carta do livro do PROERD, optamos por deixar os livros com os respectivos alunos neste fim de semana - que estava ok pode entregar o livro para ser guardado hoje no armário. Tivemos também a caixinha de perguntas do PROERD, a qual ficou sobre a mesa toda a aula (foi confeccionada por um aluno).
Na hora da saída a entrega de uniformes foi bem agitada e desorganizada: alguma classes, como a nossa, ficaram após cinco minutos e nem todos receberam, pois o lote chegou incompleto - ninguém para orientar nesse sentido, a não ser a inspetora de alunos e a secretária - problemas eternos, endereço novo.
Por tudo isso não deu tempo de despedir-me dos alunos e desejar-lhes um ótimo fim de semana.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010 =====|||||=====
Nenhum comentário:
Postar um comentário