CEU EMEF J* - 4ºB - 09/02/2010
Rotina:
- Chamada, conversa informal e oração (esta última, não obrigatória).
- Leitura compartilhada: "Diversidade" (Tatiana Belink).
- Conversa e atividades sobre diversidade e preconceito.
- Trabalho sobre a lição de casa (nomes das escolas de samba), em português e matemática. Etapas na elaboração de um gráfico: 1) Pesquisa; 2) Tabulação; 3) Tabela; 4) Gráfico; 5) Interpretação ou analise - tudo a partir das escolas pesquisadas.
- Recreio.
- Continuação, a partir da tabela e do gráfico.
- Lição de casa: pesquisa sobre marchas de carnaval (pode pedir ajuda para a família).
- Sondagem diagnóstica - Tema: Carnaval (onze palavras); explicação do que é diagnóstico (comparando com o que o médico faz para descobrir como tratar bem o paciente - essa atividade tem um valor enorme, na medida em que direcionará nossas aulas para as necessidades dos alunos (lembrei que só será reprovado que quiser, e a classe confirmou isso espontaneamente).
- Dinâmica da bexiga: o que gostamos; conversa sobre regras de jogos e de brincadeiras.
=========
Aula bem participada, alunos mostraram muito interesse em todas as etapas.
Desde ontem, conforme terminavam os deveres, podiam ficar no apêndice externo (jardinzinho) que a classe tem, enquanto aguardavam os colegas terminarem também.
Nenhum incidente registrado.
Compareceram 21 alunos, faltaram 04.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Rotina:
- Chamada, conversa informal e oração (esta última, não obrigatória).
- Leitura compartilhada: "Diversidade" (Tatiana Belink).
- Conversa e atividades sobre diversidade e preconceito.
- Trabalho sobre a lição de casa (nomes das escolas de samba), em português e matemática. Etapas na elaboração de um gráfico: 1) Pesquisa; 2) Tabulação; 3) Tabela; 4) Gráfico; 5) Interpretação ou analise - tudo a partir das escolas pesquisadas.
- Recreio.
- Continuação, a partir da tabela e do gráfico.
- Lição de casa: pesquisa sobre marchas de carnaval (pode pedir ajuda para a família).
- Sondagem diagnóstica - Tema: Carnaval (onze palavras); explicação do que é diagnóstico (comparando com o que o médico faz para descobrir como tratar bem o paciente - essa atividade tem um valor enorme, na medida em que direcionará nossas aulas para as necessidades dos alunos (lembrei que só será reprovado que quiser, e a classe confirmou isso espontaneamente).
- Dinâmica da bexiga: o que gostamos; conversa sobre regras de jogos e de brincadeiras.
=========
Aula bem participada, alunos mostraram muito interesse em todas as etapas.
Desde ontem, conforme terminavam os deveres, podiam ficar no apêndice externo (jardinzinho) que a classe tem, enquanto aguardavam os colegas terminarem também.
Nenhum incidente registrado.
Compareceram 21 alunos, faltaram 04.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário