ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

23 de novembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 23/11/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam livremente pelos pátios e quadra, sem problemas aparentes.

NA CLASSE:
Recebemos lousas limpas.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada (por lapso, esquecemos do ajudante).

- Leitura compartilhada: "Síndrome do Sapo" (ou Sapo Fervido) - pular fora do problema antes que este te domine, como o sapo que não pulou fora do problema (água esquentando) e acabou morto - Confira o texto em (abre em nova tela): http://textosmeditativos.blogspot.com/2009/11/sapo-fervido.html . Um aluno comparou o texto aos baobás que o preguiçoso não arrancou - e acabou com o planeta dele (livro "O Pequeno Príncipe").

- Sala de leitura - segundo atendimento semanal (14h15), com professora especialista, que organizara exibição de filme com antecedência.

- Matemática: expressões numéricas, envolvendo adição e subtração - atividades em grupos. Recordou-se esse assunto do ano passado, mostrando as etapas posteriores a eles (envolvendo multiplicação e envolvendo sinais associativos: (), [] e {}).

- Recreio.

- Matemática: expressões numéricas, envolvendo adição e subtração - atividades em grupos (continuação e auto correção- devido nº ímpar de atividades, vieram mais meninas; portanto próxima auto correção será iniciada por meninos). Lição de casa: a)190-90+30+60= b)173-70-3+63+10=

- Português: revisão de tipos de palavras (substantivo, adjetivo, verbo e pronomes), bem como de gêneros textuais (= tipos de textos: poético, jornalístico e científico). Conforme alunos terminavam de registrar esta lição, ficavam liberados para atividades livres - no lugar de Educação Física (que foi adiada para quarta feira na segunda aula, em decorrência do temporal que formou-se).

Amanhã: trazer livro de CIÊNCIAS (trabalharemos sobre os dois principais movimentos do planeta Terra); amanhã também faremos o trabalho do Dia da Bandeira (hino e bandeiras anteriores, bem como a bandeira atual e sua forma correta).

Após o recreio, ao falar-se da aula de Educação Física adiada, conversamos sobre o PRINCÍPIO DA COLABORAÇÃO: não há obrigação legal de se substituir/trocar aulas, mas se for possível e para o bem da classe, colabora-se para tal, assim como um aluno não tinha obrigação de arrumar uma carteira para a colega da frente, mas colaborou para com o bom andamento da aula - lição que se deveria trazer do lar.

Conflitos resolvidos por meio de diálogo e de forma alegre - casos reincidentes foram informados por escrito à Coordenação Pedagógica (apenas dois alunos). Aula tranquila e bem participada, exceto por alguns meninos que não perceberam que sua coleguinha estava "naquele dia" (estava quieta no canto dela) e provocou-a (não preciso dizer qual foi a reação).

===========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Destinado somente a Educadores, Educandos e respectivos familiares; mensagens anônimas serão ignoradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário