ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

03 de novembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 03/11/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam livremente nos pátios e quadra, muito agitados, provavelmente em decorrência de terem ficado em casa, sem espaço, durante os quatro dias do fim de semana prolongado.

NA CLASSE:
Recebemos lousa de trás apagada, a da frente com lição de oitava série; o armário estava muito deslocado de seu local original; no chão, perto da porta, já dentro da classe, uma pichação à giz; na mesa do professor, uma pichação à lápis: "profº viado" - será que esses adolescentes estão acompanhados por adulto educador durante todo o tempo de aula?!?

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: elogio da festa realizada na última quinta feira; comentário tranquilizador sobre a avaliação institucional, a "Prova São Paulo" (ela não influi na vida escolar direta, como promoção ou reprovação, mas funciona como um termômetro que pode beneficiar ou não a escola como um todo); chamada, ajudante do dia (a mesma aluna de quinta feira, pois naquela data não teve no que ajudar); as provas marcadas para esta semana serão remarcadas, pois estamos terminando os assunto que serão tratados nelas.

- Leitura compartilhada: "Aprenda a vencer obstáculos" - criança conseguia carregar um pesado carneiro, o que os adultos não conseguiam fazer; segredo: a criança o carregava desde pequenino, acostumando-se gradativamente com seu "peso" - assim os desafios de nossa vida, devem ser tratados com a mesma seriedade, para serem facilmente resolvidos, sem ser um "peso" desnecessário.

- Matemática: Situação Problema envolvendo Numerais Decimais.
DICA: As atividades poderão ser resolvidas em grupos, desde que nos grupos os alunos estejam dispostos a ajudar-se.
1) Calcule o perímetro de um terreno que tem 6 lados e, cada um, mede 3,75 metros.
2) Gastei R$97,15 nas compras. Paguei com uma cédula de R$100,00. Quanto recebi de troco?
3) A distância entre duas cidades é de 10,251 Km. Um carro percorreu 6,2 Km. dessa distância. Quanto falta para chegar na outra cidade?
4) Uma pessoa "pesava" 29,16Kg. Engordou 1,9Kg. Após o regime perdeu 3,05 Kg. Qual é o "peso" atual dela?
5) Calcule a diferença entre os perímetros destas figuras [figuras e medidas desenhadas na lousa, com os seguintes dados:]
triângulo (de três lados de igual tamanho) = 3,22m.
retângulo = 5,05m por 2,97m.
Observação: problemas lidos pelo professor e dadas várias dicas, além da facilidade em se trabalhar em grupos.

- Recreio.

- Educação Física (16h05), com professor especialista. Após esta aula, alunos puderam descasar em sala de aula por cerca de dez minutos, em decorrência da alta temperatura e baixa umidade do ar - enquanto isso, dei dicas de como se proteger do sol: protetor solar, boné, beber muita água, molhar rosto, pulsos e nuca, evitar choques térmicos.

- Matemática: auto correção dos problemas feitos antes do recreio.

- Português: breve recordação dos tipos de palavras estudados:
SUBSTANTIVO = Nomes de seres, lugares, coisas (quem é).
ADJETIVO = qualidades dos seres (como é).
VERBO = ações, fenômenos da natureza (o que faz).
PRONOME = substitui um nome, ficando em seu lugar.
(Existem outros tipos, que serão estudados futuramente, em um total de quase dez).
PARA CASA: Ler e comparar textos das páginas 14 e 15, já trabalhos, sobre os Direitos da Criança, e responder:
a) Esses textos foram escritos com finalidades iguais ou diferentes?
b) É possível saber onde esses textos foram publicados? Como?

AMANHÃ: trazer livro de PORTUGUÊS.
Também lembraremos aniversariantes de setembro e outubro.

===========
Aula tranquila e bem participada, exceto dois alunos que ficaram tumultuando e outros dois que tentaram resolver suas diferenças com agressão física.
===========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário