ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

18 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 18/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 38 e 39.
4- Matemática: adição de frações.
5- Português: livro, pág. 96 até 98.
6- Recreio (09h15).
7- Vídeo: "Osa três porquinhos e um bebê".
8- Sala de Leitura (11h10/0.
Amanhã: trazer livro de Língua Portuguesa.
Dia 28/10: Provas.

Rotina Prevista (18/10/2010)
Rotina Prevista  (18/10/2010). Após o recreio tivemos filme - não teve Ed. Física. (Arquivo Pessoal).

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Como serão nossas provas. Critérios e orientações para possível reclassificação de alguns alunos ano que vem.

3- "Reinações de Narizinho" continua prendendo a atenção de todos. Hoje vimos a tragédia com a Senhorita Sardinha, o retorno da comitiva ao Reino das Águas Claras e o gato falando que o Príncipe Escamado morreu afogado porque desaprendeu respirar na água - veremos se isso é verdade ou mentira desse gato.

4- Recordamos as partes e representação de frações e introduzimos a adição de frações com mesmo denominador: definição, exemplos, atividades, auto correção e lição de casa.

5- Nas referidas páginas do livro levantamos características físicas e personalidade do Saci, a fim de elaborar um texto para informar alguém que não conheça o Saci: leitura, conversa, orientação e redação.

7- Video, que não estava previsto (ao menos, não fomos informados no inicio da aula), mas com uma importante mensagem a ser trabalhada: "Os três porquinhos e um bebê" - exibido no B.E.C.

SINOPSE:
Nesta nova versão de "Os Três Porquinhos", os três porcos se tornam alvo de uma equipe de operações especiais de lobos. O plano dos lobos "para finalmente se infiltrar na casa impenetrável de tijolos", é deixando um pequeno filhote de lobo na porta dos suínos despretensiosos para que quando estiver grande deixe a chave da porta da casa em baixo do capacho da porta da frente para que os lobos possam entrar. Os suínos pegam o bebê para criá-lo como se fossem seus. O mais recém chegado na família, Lucky, ("Sortudo" em Inglês), cresce em sua adolescência sem saber sua história e de seu papel no plano dos lobos. E terá que fazer a difícil escolha: em que família viver "porcos ou lobos?".
ELENCO:
    * Brad Garrett como porco Pedreiro.
    * Jon Cryer como Porco Richard.
    * Steve Zahn como Porco Sandy.
    * Jesse McCartney como Lucky.
    * Tom Kenny como Dr. Wolfowitz e Lobo Comédia Musical.
    * Timothy McCartney como Lucky (bebê / criança).
    * Steve Wilcox como Grande Lobo Chefe, Grande Lobo Xará.
    * Nolan North como Grande Lobo Mal, Jovem Lobo Ansioso e Lobo Guarda.
    * Tara Strong como Lobo Menina Adolescente, Vacas Construtoras, Garota Popular.
LANÇAMENTO (direto em DVD): 04 de março de 2008.
DIREÇÃO: Howard E. Baker
CO-DIREÇÃO: Arish Fyzee
ROTEIRO: Craig Bartlett e Joseph Purdy
Fonte pesquisada: http://pt.wikipedia.org/wiki/3_Pigs_and_a_Baby (em 18/10/2010)

8- Com a Professora Especialista.


ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem nenhum tipo de problema.

Alguns alunos deixaram a classe com alguns pedaços de papel no chão. Registrei em imagens e trabalharei essa questão com a classe toda, oportunamente




Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

14 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 14/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Vídeo: "Encantada".
4- Recreio (09h15).
5- Educação Física (09h35).
6- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 37.
7- Matemática: frações.
8- Momento Livre.
Amanhã não haverá aula (feriado escolar).
2ª feira: trazer livro de Língua Portuguesa.


Rotina Prevista (14/10/2010)
Rotina Prevista (14/10/2010). Foto de celular (por isso, sem a data impressa). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos; combinados sobre o vídeo que assistiremos (local, postura etc).

3- Vídeo "Encantada" - na sala de vídeo.
Elenco: Amy Adams, Patrick Dempsey, James Marsden, Timothy Spall, Rachel Covey, Susan Sarandon, Idina Menzel, Michaela Conlin, Elizabeth Mathis, Paige O'Hara.
Direção: Kevin Lima
Gênero: Aventura, Romance
Distribuidora: Disney
Estreia: 14 de Dezembro de 2007
Sinopse: A história de 'Encantada' começa no reino da fantasia (com formato de desenho animado em 2D), onde uma camponesa se apaixona por um príncipe, mas acaba sendo expulsa do reino encantado pela rainha malvada. A menina vai parar no mundo real, na cidade de Nova York (onde entra o segmento live-action), e acaba se acostumando com o novo estilo de vida. Tempos depois, o príncipe desembarca na cidade à sua procura, e logo depois é seguido pela rainha.
Fonte: http://www.cinepop.com.br/filmes/encantada.htm (pesquisada em 14/10/2010, 14h40).

5- Com a Professora Especialista.

6- "Reinações de Narizinho", capítulo 37 (O passeio do Príncipe Escamado pelo Sítio do Pica Pau Amarelo). A leitura continua prendendo a atenção de todos, a ponto da classe não abrir mão, mesmo em dia de programação diferente, como hoje.

7- Correção da lição de casa. Atividades semelhantes as de ontem (escrita e representação de frações), com auto correção.

8- Momento livre, na classe, conforme terminavam a lição de matemática.


ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem quaisquer problemas.

Todos colaboraram em todos os momentos e ambientes, inclusive na sala de vídeo e na aula de Educação Física, rendendo elogios (o que acontece de bom deve ser divulgado).

O filme assistido, tem algo em comum com a leitura de "Reinações de Narizinho": mexer com a imaginação e com a realidade. E isso nossos alunos são capazes, ainda bem!

No final da aula, a escola distribuiu um sorvete a cada aluno. Semana passada, na sexta feira, eu havia distribuído, por conta própria, bombons e balas.



Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

13 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 13/10/2010 - 4ºB




ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 34, 35 e 36.
4- Matemática: frações.
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Português: Monteiro Lobato e o Saci (pág. 93 até 95).
8- Artes (10h20).
9- Finalização de atividades.
Amanhã: trazer livro de Língua Portuguesa.


Rotina Prevista (13/10/2010)
Rotina Prevista (13/10/2010). Foto de celular (por isso, sem a data impressa). Arquivo Pessoal.



DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos.

3- Reinações de Narizinho, cap. 34, 35 e 36. A leitura que prende a atenção e ninguém sente o tempo passar - nem o professor, nem os alunos. Curtimos hoje a amizade entre Miss Sardine com Tia Nástácia, o Dr. Cramujo com Dona Benta curando o pintinho e a conversa de Emília com Dona Aranha Costureira.

4- Recordamos frações: definição, representação - atividades com auto correção. Lição de casa do mesmo assunto.

5- No laboratório de informática educativa, com o professor de módulo.

7- Lemos breve biografia de Monteiro Lobato, na pág. 93 do material institucional (recordamos o que já tínhamos visto em detalhes, em agosto), bem como texto de autoria dele (pág 93 a 95) sobre o Saci. Conversamos sobre direito autoral, uso de imagem e texto, pois no texto de Monteiro Lobato tinha o simbolo ©. Pense e responda: o saci foi inventado por Monteiro Lobato? Justifique sua resposta. Concluimos após a aula de Artes.

8- Com o Professor Especialista.

9- Conclusão das atividades de Português. Momento livre, com respeito e responsabilidade.



ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, com muita responsabilidade.
Quase metade da classe faltou, por conta (provavelmente) do fim de semana prolongado, bem como do ponto facultativo da próxima sexta feira.





Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

08 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGAURÉ, 08/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 32 e 33.
4- Música: "Sementes do Amanhã".
5- Português: livro, pág. 92 até 95.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: frações.
8- Recreação Semanal no pátio.
Calendário da semana que vem:
11 e 12 => sem aula.
13 e 14 => aula normal.
15 => sem aula.

Semana que vem: trazer livro de Língua Portuguesa.
Não deu tempo de trabalhar com a conclusão do texto jornalístico para o mural da classe.

Rotina Prevista (08/10/2010)
Rotina Prevista (08/10/2010). Não deu tempo de trabalhar com o texto jornalístico. Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos.

3- "Reinações de Narizinho" continua prendendo a atenção de todos. Hoje curtimos a chegada do Gato Félix (será o verdadeiro?), bem como a visita do Principe e sua comitiva. Uma fala de Dona Benta que merece destaque: "Esse mundo em que você e Pedrinho vivem é muito mais interessante que o nosso".

4- Música: "Sementes do Amanhã": leitura, canto, mensagens da música, compositor (breve história).

SEMENTE DO AMANHÃ
COMPOSITOR: GONZAGA JR.
CANTOR: ERASMO CARLOS

1 – Ontem o menino que brincava me falou
2 – Que hoje é semente do amanhã
3 – Para não ter medo que esse tempo vai passar
4 – Não se desespere não, nem pare de sonhar
5 – Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
6 – Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
           7 – Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
          
8 – Nós podemos tudo
          
9 – Nós podemos mais
          
10 – Vamos lá fazer o que será.



5- Pág. 92: ficha comparativa entre a Lenda da Vítória Régia e a Lenda do Negrinho do Pastoreio (elementos principais, mensagens, diálogos etc). Após o recreio ficou a lição de casa: ler as páginas correspondentes ao Monteiro Lobato e o Saci (pag. 93 até 95).

7- Correção da lição de casa. Frações equivalentes.

8- Recreação semanal, no pátio.


ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem maiores problemas, apesar de certa agitação da parte de alguns.

Antes da recreação conversamos um pouco sobre o significado do dia 12 de outubro (Nossa Senhora, para os católicos; criança, para todos): dia da criança é todo dia, mas nesta data devemos lembrar com carinho as coisas belas e também as dificuldades das crianças. Em seguida compartilhamos uma singela lembrancinha - todos mereceriam algo sem tamanho, sem preço, foi apenas um pequeno mimo.

Algo que continua atrapalhando (e muito!) a aula: não observância dos horários de entrada e recreio por parte de muitos - tem aluno que entra em aula com atrasos cotidianos de cinco até quinze minutos! Isso gera tumulto, prejudica quem já está em aula (desvia a atenção) e também quem está chegando tarde (perde partes da aula).




Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==