ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

23 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (23/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!



CEU EMEF JAGUARÉ, 23/02/2012 -  4ª série B, sala 08.


Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Pequeno Príncipe", cap. 1 e 2.
3- Reescrita e ilustração da leitura, semanal e em grupos.
4- Matemática: recordando ordem crescente e decrescente.
5- Recreio (09h15).
6- Inglês (09h35).
7- Divulgação do projeto de educação musical.
8- Matemática: introdução dos sinais maior e menor que. Lição de casa: "escadinhas de ordinais" (crescente e decrescente).
9- Momento livre, no campinho.


Detalhes:


1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que e como teremos).


2- Iniciamos a leitura de "O Pequeno Príncipe", conversando um pouco sobre o autor, seu contexto, e conhecendo sobre o Pequeno Príncipe.


3- Semanalmente e em grupos, sempre faremos a reescrita (contar o que entendeu, com suas palavras) e ilustração.


4- Recordamos e registramos sobre ordem crescente e decrescente, comparando ordinais e cardinais.

5- Recreio.


6- Em inglês, palavras e expressões de uso cotidiano na escola, as "palavrinhas mágicas".


7- Recebemos a grata visita do maestro John em nossa classe, divulgando o projeto musical que o CEU passa a ter com os alunos interessados.


8- Introdução dos sinais "maior que" e "menor que" - noções, que serão retomadas futuramente. Comparamos com as ordens estudadas (crescente e decrescente). Lição de casa: "escadinhas" para completar com ordinais: "subindo" (ordem crescente) e "descendo" (ordem decrescente).

9- Animado momento recreativo no campinho, ao lado da quadra.




 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

17 de fevereiro de 2012

Paisagem vista de nosso solário, antes das 7h: o amanhecer! Valorize a vida, olhando para o que há de bonito! www.olhares.pro.br


Rotina prevista (17/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!



CEU EMEF JAGUARÉ, 17/02/2012 -  4ª série B, sala 08.


Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "Os Galos Dançarinos".
3- Escrita e ilustração sobre CONVIVÊNCIA e AMIZADE (em folhas, em grupos).
4- Recreio (09h15).
5- Matemática: numerais ordinais.
6- Lição de casa: ordens crescente e decrescente de numerais ordinais.
7- Educação Física (10h20).

DIAS SEM AULAS: sábado, domingo, 2ª, 3ª e 4ª.
PRÓXIMO DIA DE AULA: 5ª feira, dia 23.

A partir da semana que vem o Professor usará na lousa somente "letra de mão", mas no caderno pode ser usado o tipo de letra que achar melhor. Já passaram as duas semanas de adaptação!


Detalhes:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos, combinados sobre convivência) e chamada.

2- Concluindo o livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves, apreciamos: "Os Galos Dançarinos" - sobre lindos galos que não estavam preocupados com sua beleza, mas em brigar, tornando-se feios, "como as pessoas que brigam" (nas palavras do autor). Aprenderam a dançar somente com o calor do piso da gaiola, já que não quiseram aprender somente com amor. Conheça o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/

3- A partir da mensagem da leitura, os alunos em grupos (mas cada um fazendo em sua folha) contaram sobre sua convivência e amizade, desenhando e escrevendo.

4- Recreio.

5- Numerais ordinais: conceitos, exemplos, leitura, escrita e reta numérica.

6- Lição de casa: ordenar esses numerais, em ordem crescente e em ordem decrescente.

7- Com o Professor Especialista, na quadra.

Antes da Ed. Fisica: agradecimentos e votos de ótimo fim de semana prolongado aos alunos e familiares.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

16 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (16/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!




CEU EMEF JAGUARÉ, 16/02/2012 -  4ª série B, sala 08.


Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Pintassilgo e as Rãs".
3- Carnaval: texto e escolas de samba de São Paulo.
4- Recreio (09h15).
5- Inglês (09h35).
6- Orientações sobre candidaturas e funcionamento do Conselho Gestor do CEU.
7- Matemática: situação problema.
8- Momento livre, fora da classe.
A lição de casa de hoje foi transferida para amanhã.

Detalhes:
1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que, como teremos e combinados).

2- Continuando com o livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves, apreciamos hoje: "O Pintassilgo e as Rãs" - para quem não quer acreditar, de nada adiantava o pintassilgo trazer provas do que havia fora do buraco onde viviam as rãs; ele foi morto e exposto no Museu e criou curiosidade por parte dos alunos rãs, que perguntavam se voar não seria melhor do que pular (isso por causa das asas do pintassilgo). Conheça o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/ 

3- Texto informativo (leitura compartilhada e registro das principais idéias) e lista dos nomes das Escolas de Samba paulistanas que desfilarão no Sambódromo do Anhembi. Sites pesquisados: http://suapesquisa.com/carnaval/
e http://www.spturis.com/carnaval/2012/escolas.php
 


4- Recreio.


5- Inglês, com Professora Especialista: marcha de carnaval.


6- Informações gerais sobre funcionamento e como participar do Conselho Gestor do CEU.


7- Situação problema envolvendo cálculos em R$.



8- Momento livre, no gramado ao lado do B.E.C.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

15 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (15/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!




CEU EMEF JAGUARÉ, 15/02/2012 -  4ª série B, sala 08.


Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Galo que cantava para fazer o Sol nascer".
3- Ordem Alfabética: nomes das Escolas de Samba pesquisadas; nomes dos alunos da classe.
4- Recreio (09h15).
5- Matemática: Situação Problema. Lição de casa sobre o mesmo assunto.
6- Inglês (10h20).
7- Artes (11h05).
  


Detalhes:


1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada, conversa sobre a aula (o que e como teremos).

2- Do livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves: "O Galo que cantava para fazer o Sol nascer". Fugir do sentimento doentio de um tipo de autoridade que escraviza quem está próximo, como acontecia com o galo, que obrigava os outros a fazerem sua vontade senão não cantaria para fazer o Sol nascer. Saiba mais sobre o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/

3- A partir da lição de casa solicitada, formamos uma lista com os nomes das Escolas de Samba pesquisadas, colocando-os em ordem alfabética, tudo de forma coletiva. Continuamos, escrevendo os nomes dos alunos e colocando-os, de forma coletiva, em ordem alfabética, formando nossa lista de ajudantes do dia, que valerá a partir de amanhã. Por questão de privacidade, a foto da lousa com os nomes dos alunos não será postada aqui.


4- Recreio.

5- Etapas para resolver uma situação problema. Atividade com correção coletiva. Lição de casa sobre o mesmo assunto.


6- Em Inglês: registro de datas, música de inicio das aulas e sondagem com palavras em Inglês que os alunos conheciam.

7- Com o Professor Especialista, em sua sala ambiente.