ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

18 de novembro de 2011

Amanhecendo em nossa classe, no CEU Jaguaré (18-11-2011). Educando nossos olhares para ver o belo no cotidiano e, assim, valorizar o Criador. Proj. Particular: http://www.olhares.pro.br
_______________________


Rotina prevista (18/11/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 18/11/2011 - 4º ano B, sala 08.


FRASE DA SEMANA: "Somos responsáveis por nossas escolhas".
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "A Cobra e o Vaga Lume".
3- Sala de Leitura (07h45).
4- Matemática: porcentagem.
5- Recreio (09h15).
6- Matemática (continuação).
7- Eleição da futura professora da Sala de Leitura.
8- Dia Nacional da Consciência Negra.
9- Breve momento livre.




DETALHES:



1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos, combinados), chamada, ajudante do dia, sacolinha do Projeto Lendo em Família.





2- Leitura do referido texto, sobre a inveja (o vaga lume, brilhando, incomodava a cobra). Link para o texto: http://textosmeditativos.blogspot.com/2005/11/cobra-e-o-vaga-lume.html




3- Com a Professora Especialista.




4- Com a correção coletiva da lição de casa, introduzimos uma das possíveis formas de calcular porcentagem. Também definimos e exemplificamos com cálculos relacionados a fatos cotidianos. Retomamos após o recreio (item 06).




5- Recreio.




6- Retomada de Matemática, porcentagem. Exemplificação (cálculo do limite de faltas do aluno, cálculo do desconto em uma compra).
 Importante lembrar: esta forma de calcular porcentagem é uma das várias possíveis, mais apropriada para nossos conhecimentos desta série - isso foi falado várias vezes, durante a aula.






7- Apresentação das duas Professoras candidatas à Sala de Leitura para o próximo ano; posterior eleição, para levar os resultados ao Conselho de Escola.





8- Distribuição de breve texto sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. Leitura e breve conversa, que será retomada na próxima aula, junto com a leitura e conversa sobre texto sobre a história da Bandeira do Brasil.





9- Breve momento recreativo no gramado em frente ao B.E.C. Votos de ótimo fim de semana.








 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Rotina prevista (17/11/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 17/11/2011 - 4º ano B, sala 08.


FRASE DA SEMANA: "Somos responsáveis por nossas escolhas".
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Menino e as Uvas".
3- Matemática: multiplicação de decimais - revisão.
4- Português: continuação do estudo do texto cientifico e do infográfico (livro, pág. 134 e 135).
5- Recreio (09h15).
6- Hora da Leitura Semanal
7- Português: continuação, livro, pág. 136 e 137.
8- Informações sobre a Prova SP e a Mostra Cultural.
9- Momento livre, fora da classe.
Evitem faltar até dia 09/12.

DETALHES:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos, combinados), chamada, ajudante do dia e sacolinha do Projeto "Lendo em Família".



2- Leitura da história do menino que comprou uvas e demorou para voltar. A mãe, desconfiada do peso do pacote de uvas, questionou o vendedor e este, por sua vez, sugeriu pesar o menino antes e depois, querendo dizer que primeiro devemos verificar o que acontece mais próximo a nós, ao invés de culpar os outros. Lição para nosso dia a dia.
 3- Em Matemática, continuamos revendo decimais, hoje multiplicação (por um e por dois algarismos) - atividades e correção coletiva. Na lição de casa começamos o calculo da porcentagem (por meio de uma expressão numérica), assunto da aula de amanhã. Confira nas fotos:



4- Nas referidas páginas, retomamos texto de divulgação científica e infográficos. Concluímos após o momento de leitura semanal - item 07.



5- Recreio.



6- Hora da Leitura Semanal.


7- Continuação de Português (texto de divulgação científica e infográfico, nas referidas páginas) -  ver item 04, mais acima.


8- Informações e bilhetes orientativos sobre a Prova SP  e Mostra Cultural.




9 - Momento livre, fora da classe, nos últimos 20 minutos de aula - "queimar energia e relaxar".





quarta-feira, 16 de novembro de 2011

16 de novembro de 2011

Rotina prevista (16/11/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 16/11/2011 - 4º ano B, sala 08.


FRASE DA SEMANA: "Somos responsáveis por nossas escolhas".
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "A Eleição do Mágico".
3- Natureza e Sociedade (História): Proclamação da República na linha do tempo.
4- Educação Física (08h30).
5- Recreio (09h15).
6- Informática (09h35).
7- Matemática: Numerais Decimais - representação, adição e subtração aplicadas em R$ (revisão).
8- Verificação das amostras de fotos para o painel da Mostra Cultural.
Importante: evitem faltar de hoje (16/11) até 09/12 - revisão de matérias, Prova SP, Provas Finais.




DETALHES:




1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos; evitar faltas, por causa da revisão de matérias e das provas - e também para evitar problemas com o novo Conselho Tutelar), chamada e ajudante do dia.




2-  A estoria lida hoje (sobre uma eleição de mágicos em um certo reino , como esses mágicos usavam de suas magias e a reação do povo decepcionado) levou-nos a refletir sobre  nossas escolhas e suas consequências (assunto da frase da semana).




3- A partir da data festejada ontem (Proclamação da República), traçamos uma linha do tempo, lembramos de fatos já estudados e da presença de pessoas aqui antes da chegada dos europeus, situamos essa data na linha do tempo e definimos os três grandes períodos de acordo com o tipo de governo. Vimos que o voto nem sempre foi democrático como hoje.
Na foto acima faltou apenas definir a data exata do Império (1822).



4- Com o Professor Especialista.


5- Recreio.



6- Com a Professora Especialista.


7- Conforme previsto, iniciamos breve revisão de Matemática hoje, definindo numerais decimais, recordando adição e subtração aplicadas em situações financeiras do cotidiano (atividades e correção coletiva). Como lição de casa, aproveitamos a questão numérica das fotos e cartolinas que serão utilizadas no painel da Mostra Cultural e elaboramos uma situação problema bem concreta. Confira tudo isso nas fotos abaixo:


8- Por fim os alunos puderam manusear e ver as coleções de fotos que formarão nosso painel na Mostra Cultural, agrupadas por temas, desde fevereiro até semana passada. Também haverá um painel com todos os desenhos que os alunos fizeram de nossa pitangueira, bem como com o texto coletivo sobre propriedades medicinais da pitanga.








sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11 de novembro de 2011

Rotina prevista (11/11/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 11/11/2011 - 4º ano B, sala 08.



FRASE DA SEMANA: "Nós somos o que fazemos, pensamos e falamos".
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Leão e o Rato".
3- Português: texto de divulgação científica e infográfico - retomada de resumo de texto (livro, pág. 130  até 134).
4- Recreio (09h15).
5- Filme no B.E.C.: Animais brasileiros.
6- Recreação.

DETALHES:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos), chamada e ajudante do dia.

2- Com esta conhecida fábula meditamos sobre a necessidade do respeito  e colaboração, independente do tamanho ou força.

3- Retomamos as páginas de ontem (resumo de texto) e continuamos com as páginas seguintes (infográfico).

4- Recreio.

5- Animado filme sobre animais brasileiros.

6- Recreação no gramado ao lado da quadra. De volta a classe, para pegar o material, votos de ótimo fim de semana.

Nota publicada no Facebook: 
Exatamente as 11h11 deste 11/11/11 eu estava saindo do B.E.C. com as crianças, após filme sobre animais brasileiros, voltando à escola para combinar nosso momento de recreação de fim de aula. Depois fomos ao gramado até a hora da saída.